quarta-feira, 14 de julho de 2004

Quem é quem?

Sempre tive muita dificuldade em identificar rostos. De ligar o nome à cara. Os nomes consigo fixar perfeitamente mas dar-lhe um rosto é que é uma carga de trabalhos.
A maior dificuldade que tive até hoje foi com Dona Urraca. (filha de Dona Leonor de Inglaterra e do Rei Dom Afonso VIII de Castela, casada com D. Afonso II de Portugal e Mãe de D. Sancho II e D. Sancho III que foram também eles reis de Portugal – nasceu em 1185 e faleceu em 1220. Faz tempo, portanto.)

Foi a pessoa que mais dificuldade tive de associar a cara ao nome. Numa das primeiras imagens que dela vi, dizia a legenda: ‘’neste quadro aparece D. Urraca com o Rei D. Afonso II e o seu cavalo à direita’’. Quem era quem, no quadro? D. Afonso II era mais ou menos fácil de identificar. Mas o cavalo à direita? À minha direita ou à direita do Rei? Só uma observação muito atenta permitia identificar a Rainha, por exclusão de partes. Nunca me passou pela cabeça que o Rei fosse colocar arreios na Rainha.

Até o tipo que vejo do outro lado do espelho me parece ser muito mais velho do que eu, sendo que fico sempre com a ideia de já ter visto aquela cara em algum lugar. Se calhar foi no barbeiro…ou num elevador qualquer...




1 comentário:

Catia disse...

eu tive que estudar a dona Urraca na faculdade e nunca lhe vi a cara...isso se calhar até foi bom..pelo menos pelo que percebi do teu post :)