quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Se o nome é identidade...

Tem-se dito amiude (ok, talvez não tanto, mas já se disse muitas vezes. Pronto, não foram assim muuuuuitas, mas algumas vezes, lá isso... Bom, quer dizer... Alguém já deve ter dito! Eu já disse, pronto, acaba aqui a discussão) que o nome é a identidade de uma pessoa.

Temos uma base de dados com toda a informação necessária sobre as pessoas e acedemos pela entrada "nome". É como uma shortcut a partir da qual se desenrola toda uma mecânica que permite facilmente chegar a todo o tipo de dados da nossa filofax. (sempre sonhei empregar este termo e, agora que descobri onde meter a buxa, não sei sequer como se escreve!)

-Tó Roscas! E nós "baixo, cabelo escuro, cerca de 56 anos, borbulha feia no sobrolho esquerdo, dono do café em baixo, deve-me 34 cêntimos"

-Maria Arminda! E nós "estatura média, cabelo alourado, certa de 32 anos, visinha de cima há 3 anos e 5 meses, demasiado barulho, não me deixa dormir aos sábados, não paga condomínio há mais de 3 anos e 4 meses"

Assim, se nos derem um nome erróneo, todo o sistema bloqueia, é um bug (o que me leva a pensar que o nosso cérebro é programado pela microsoft). Se nos disserem "A tua vizinha Maria Almerinda" deviamos ter poder dedutivo suficiente para notar que não poderiam coexistir no mesmo prédio duas pessoas com um nome do mesmo grau de (para não ferir susceptibilidades) peculiaridade e, ainda por cima, semelhança fonética. Mas não! Exclamamos logo "Almerinda!?" e entramos em busca automática, mas não há correspondência. Até que o outro nos diz "Aquela um bocado mal encarada, loura, que até estava lá no café a comer uma buxa quando la fomos buscar aqueles pãezinhos para o aniversário daquele teu primo que estava a voltar da grécia. O que tinha fugido com um joranlista numa 4L de matrícula estrangeira com um bonequinho do FCP no retrovisor." e nós "AH!!! Arminda, sim estou a ver. Arminda, assim é que é!"

O nome é identidade...

No outro dia, depois de ser conhecido o resultado das eleições legislativas, uma senhora dizia muito contente na rua "Ganhou! Ganhou o Sócras! Ganhou o Sócras!"

Ainda bem que os portugueses sabem bem em quem votaram!

Sócras? Hum... Não estou a ver... Será aquele senhor um pouco grisalho que tem a mania de fazer um sorriso meio cómico? Hum... não, não! Esse era o Avô Cantigas! Ora bolas... Maldito Bug... Afinal quem é que ganhou!?

3 comentários:

Anónimo disse...

e eu que tive um colega chamado Restolho?

Anónimo disse...

LooooL1, bela teoria!xD
Exa senhora k chamou socras ao primeiro ministro, muito engraçada, que berrava que se fartava...tb vi, axo k deu em todas as televisoes, por ser tao suis generis..loool

Ahahaha, mx eu tnh um primo-tio-avo (akeles primos k na realidade sao primos das maes, mx ate ja sao afastados e td..) que se chama ASDRUBAL!
e qd eu descobri o sucedido, confesso que fikei chocada..pk eu chamava asdrubal a uma pexoa, cm sendo um sinonimo de otario!=x coisas da vida...

e ficou aki o meu contributo, baseado numa historia veridica!

bjo bjo bjo da cunhada Juh

KortaMuspulsos disse...

Correcção: O José Socrates ainda não é primeiro ministro. Ainda não tomou posse e, a atrasar mais o processo, o PS pediu uma recontagem dos votos dos círculos correspondentes aos emigrantes, por isso a tomada de posse não se dará ainda nos próximos dias. :P