segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Morreu Luiz Pacheco

(desculpem o facto de ser extenso. )

Ontem, ou anteontem, morreu Luiz Pacheco. Vai a cremar amanhã.

Que os técnicos do cemitério se certifiquem que ficou bem cremado.


Leiam entrevistas de Luis Pacheco em:


http://ofuncionariocansado.blogspot.com/2007/08/luiz-pacheco.html

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=237508&idselect=19&idCanal=19&p=22

Alguns extractos:

FERNANDO NAMORA
É pá! Nem me digas isso, pá, o Namora é abaixo de cão, nem é abaixo de Namora, é abaixo de cão, isso eu escrevi! E, aliás, ainda por cima é gatuno, roubou lá umas coisas ao Vergílio Ferreira.

Jamais editaria, por exemplo, o Fernando Namora. Ele era um aldrabão.

O PRÓPRIO
Sim, eu gostava delas mais novas. A Natália foi minha testemunha num julgamento e disse: «Ele procura a pureza, a inocência». Ah, qual pureza e inocência. Hoje já não procuro nada, nem novas nem velhas. Nesse ponto estou inteiramente reformado. Mas era uma questão de opção, é muito curioso o amadurecer do sexo, numa rapariga ou num rapaz de 14, 15 anos. Talvez fosse uma devassidão minha mas aconteceu de facto. Ora aí não quero julgar nada…

Tenho um subsídio de 120 contos, graças ao Alçada Batista. E também ao Balsemão, que teve a feliz ideia de inventar o decreto do mérito cultural. O Santana despachou um decreto que favorece pessoas que estão na minha situação. Mas não é por isso que gosto do rapaz. O tipo sabe o que é bom. O que é bom para mim são umas garotas, que vêm cá de manhã para me fazerem a higiene. Não é mau.



CARDOSO PIRES
Agora o Cardoso Pires é um cínico do diabo. Cada êxito do Saramago, ou prémio, o Cardoso Pires emborca três garrafas de Whisky (risos). Eu sei, escuso de ver. Deve ficar com uma penca enorme. Deve ter uma inveja do Saramago!

Chamavam «cambada de paneleiros». Eu tinha fama de bêbado, bêbado incorrigível. Epá, eu whisky bebi dois na vida, com três cervejas no bucho já fico assim troque-troque. Então isso é que é bêbado? Eu tinha era já o fígado como o do Cardoso Pires, que deve ter um fígado que nem para isca serve.


FERNANDO DACOSTA
O Fernando Dacosta… Nunca li nada do gajo, a não ser umas crónicas bem feitas, bem esgalhadas. Agora os livros não li, e ele tem uma pretensão…
INÊS PEDROSA
Agora esta Pedrosa é uma estúpida.
Conhecem a Inês Pedrosa? Deve ser muito estúpida. Li umas coisas dela horrorosas, completamente idiotas.

MARIO CESARINY
O Cesariny …Ele fez aquelas pinturas, mas isso é para poder gastar umas coroas ali com os meninos do Rossio. Também deve pagar muito caro porque ele está com uma cara!... Outro dia vi o gajo no Tal & Qual com o Mário Soares… Ele já não tinha os dentes desde muito novo, mas agora tirou a dentadura e está com um queixinho de velha, aquilo vai-lhe até ao nariz, coitado… O Mário teve aqui um problema chato por causa de um magala. Depois foi para Paris, onde havia tudo especializado: boites especializadas, tabelas, pensões… E o Cesariny era um poeta dos urinóis. Chegou a Paris, ia com esse hábito e botou a mão à sarda de um homem que estava a mijar – resultado, foi parar à cadeia. O chefe da esquadra perguntou-lhe: «Então como é isso la-bas? E ele disse: «É como cá»; mas não era, porque o chefe da esquadra disse: «Então você tinha para aí tantas pensões para fazer isso, era preciso ir para o urinol deitar a mão à gaita do outro?»

NATÁLIA CORREIA
A Natália Correia é uma devassa, vocês ponham isso que ela fica toda zangada, mas ela é uma devassa. Por exemplo, ela foi à estreia, não, ela não foi à estreia mas foi lá ver a Comunidade e ela diz: «Afinal de contas o Luiz Pacheco é um pater famílias, a libertina sou eu». Eu, se estivesse lá dizia: «Ó sua maluca, você não é uma libertina, você é uma devassa», é uma estragadona que não respeita pai nem mãe, vai meter-se com o irmão de uma mulher minha, com um tio deste, quando eu estava preso no Limoeiro. Ela meteu-se com uma mulher minha. Quer dizer, abusou da situação de eu estar preso para aproveitar uma rapariga que estava lá em casa por caridade. E depois, quando eu saí, claro que fiz uma guerra, ataquei uma mulher dela, à má fila, para ela saber o que é bom.

(Mas isso é a tradição homossexual portuguesa.) Sim, isso é para tapar. Casam-se. É o caso da Natália Correia, já vai no 4º marido para tapar, ela não gosta de homens (eu sei lá do que ela gosta ou do que não gosta!). Não, esses casamentos de conveniência para tapar os vícios ocultos, acho que há em todo o lado.

LISTOPAD
Depois um dia apareceu o Listopad a dizer que nunca mais me ia escrever nada, porque eu podia publicar as cartas dele, e eu respondi-lhe que estivesse descansado, as cartas dele não tinham nenhum interesse literário. Só me interessava quando tinham um cheque lá dentro. Também, nunca eram mais de 100 ou 200 paus…

EUGÉNIO DE ANDRADE
Por exemplo, o Eugénio de Andrade nunca li, não gosto, quer dizer, o que li não gostava. Não gosto dele, é o tal homossexual disfarçado que não se casou mas, também, não precisa de se casar, não é?

MEGA FERREIRA.
Mas não fui eu que o convidei. Fez um prefácio muito giro para O Teodolito e agora foi fazer para a Inês Pedrosa. Então já não há limite nenhum para aquele tipo, ele é um prefaciador, faz prefácios para qualquer coisa! Fiquei humilhado, aí é que está, fiquei humilhado, «mas afinal este gajo não é nada de especial, este gajo é um gajo que escreve sobre qualquer coisa».

JOSÉ AGUALUSA que não escreve nada. É um pateta alegre.

Sem comentários: